sexta-feira, 19 de novembro de 2010

África Manchetes

África do Sul estabelece pacto de combate ao crime

O governo da África do Sul comprometeu-se , a reduzir a criminalidade ao colocar em vigor um pacto que cria um programa de ação para assegurar que a população do país se sinta segura.


O pacto de combate ao crime estabelece metas aos ministérios com responsabilidade pela prevenção ao crime, pela segurança e pela justiça para que reduzam a violência, combatam a corrupção e acelerem o andamento das ações judiciais.

"O documento estabelece os parâmetros por meio dos quais o governo será avaliado à medida que desenvolve uma África do Sul mais segura em parceria com os diferentes setores da sociedade", informa o governo por meio de nota.

Fonte

Manchetes África

África do Sul poderá reduzir contaminações por HIV à metade

A África do Sul poderia reduzir o número de novas contaminações pelo vírus HIV para menos de 200 mil por ano até 2020, o que seria uma queda de mais da metade em relação ao nível atual, se adotar políticas corretas - e custosas -.

"A África do Sul está começando a fazer avanços importantes em seus esforços para reduzir o número de novas infecções e para levar tratamentos salvadores para os necessitados", disse Robert Hecht, um dos autores do estudo.

Fonte

Aspectos Sociais

Mulleres de Sudán, clic para aumentar
Área total: 30.272.922 km2
População: 783.700.000 (2000)
Densidade: 25,88 hab/km2 (2000)
População urbana: 289.964.000 (37%)
População rural: 493.731.000 (63%)
Taxa de crescimento urbano (1995-2000): 4,3%
Analfabetismo: 40,3% (2000)
Natalidade: (% hab): 37% (1998)
Mortalidade: (% hab): 13% (1998)
PIB Total: US$ 517,104,000.00 (1998)

A população da África é de mais de 800
milhões de habitantes, distribuídos em 54 países . Na parte norte do continente, inclusive no Saara, predominam os povos caucasóides, principalmente berberes e árabes. Ao sul do Saara, predominam os povos negróides, cerca de 70% da população africana. Na África meridional, existe uma concentração de povos khoisan, san (bosquímanos) e khoikhoi (hotentotes). Os pigmeus concentram-se na bacia do rio Congo e na Tanzânia. Agrupados principalmente na África meridional, vivem 5 milhões de brancos de origem européia.

Na África, falam-se mais de mil línguas .

Economia


O continente africano apresenta uma economia primária de exportação, por influência do colonizador europeu. Interessava aos colonizadores europeus transformar a África em um continente fornecedor de matérias-primas e fontes de energia para abastecer o mercado europeu. Toda a infraestrutura de produção e transportes no continente foi criada para atender a esse objetivo. Assim, notamos que as rodovias e ferrovias concentram-se junto ao litoral ligando áreas produtoras com portos exportadores. A rede de transportes da África é precária e as ligações interiores são quase inexistentes. Somente a África do Sul apresenta uma rede de transportes melhor estruturada. A maioria dos rios não é navegável por longas extensões devido ao relevo planáltico.

Aspectos Políticos

Apesar de se registrarem atualmente na África muitos conflitos de caráter político, a maioria dos países do continente possuem governos democraticamente eleitos. As únicas exceções neste momento são a Somália, que não tem sequer um estado organizado e o Saara Ocidental, ocupado por Marrocos. No entanto, é frequente que as eleições sejam consideradas como sujas por fraude, tanto internamente, como pela comunidade internacional. Por outro lado, ainda subsistem situações em que o presidente ou o partido governamental se encontram no poder há dezenas de anos. Em geral, os governos Áfricanos são repúblicas presidencialistas, com exceção de três monarquias existentes no continente: Lesoto, Marrocos e Suazilândia. Cabo Verde adotou o regime parlamentarista.

Aspectos Físicos



A África está separada da Europa pelo mar Mediterrâneo e liga-se à Ásia na sua extremidade nordeste pelo istmo de Suez. Ao norte, é banhada pelo oceano Atlântico na sua costa ocidental e pelo oceano Índico do lado oriental. O território africano é um planalto vasto e ondulado, desfigurado por grandes bacias. Em geral, a altitude do continente aumenta de noroeste para sudeste. Há poucos rios na África, mas grandes e extensos como o Rio Nilo com mais de 6.500 km de extensão, o maior do mundo em extensão. Podem-se distinguir sete zonas climáticas e de vegetação. A África tem uma área de clima árido, ou desértico, maior do que em qualquer outro continente, com exceção da Austrália. No que diz respeito à fauna, a África apresenta duas zonas diferenciadas. Encontramos em seu continente três grandes biomas: a Floresta Equatorial, as Savanas e os desertos. Há fortes marcas de destruição provocados pelo homem.

História

   
    A história da África é conhecida no Ocidente por escritos que datam da Antiguidade Clássica. No entanto, vários povos deixaram testemunhos ainda mais antigos das suas civilizações. Para além disso, os mais antigos fósseis de hominídeos, com cerca de cinco milhões de anos, foram encontrados na África, permitindo considerá-la o “berço da humanidade”.
    A estrutura moderna da África, em termos de divisão entre estados e línguas de trabalho, no entanto, resultou da partilha da África pelas potências coloniais europeias na Conferência de Berlim. Com excepção da Etiópia, que só foi dominada pela Itália durante um curto período, e da Libéria, que foi um estado criado pelos Estados Unidos da América durante o processo de abolição da escravatura, no século XIX, todos os restantes países de África apenas conheceram a sua independência na segunda metade do século XX.